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ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 02h50 | Acessos: 1644

ATIVIDADES DE PESQUISA - 2017:

Responsável: Prof. Me. Nelivaldo Cardoso Santana. 

Projeto de pesquisa de política linguisticas na educação escolar indígena no médio Xingu.  

Responsável: Prof. Me. Itamar Zuqueto.

A influência da escrita do gênero Diário de Leituras nas práticas de letramento escolar dos alunos da EJA

Responsável: Prof. Me. Augusto César Pinto Figueiredo. 

Projeto de pesquisa em memórias e saberes interculturais.  "As filhas de belo monte: prostituição e grandes projetos na Amazônia"

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ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - 2022/2023/2024:

Título: Tradução para o inglês de parte da obra Chão dos Lobos, de Dalcídio Jurandir. (Portaria 309/2023)

Vigência: 2022-presente.

Coordenador(es): Prof. Dra. Juliana Cunha Menezes

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 1 (um)

Resumo: Tal projeto intenta produzir uma tradução para parte da segunda edição da obra Chão dos Lobos (2019) - narrativa com total de dezessete cenas - de Dalcídio Jurandir, justificando o uso de determinadas estratégias tradutórias utilizadas nos trechos de maior dificuldade de tradução.

Natureza: (X) Pesquisa; ( ) Ensino; ( ) Extensão.

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Título: Curso de inglês gratuito, promovido pela PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (Edital Nº 02/2022/PROINTER/UFPA).

Vigência: 2022-presente.

Coordenador(es): Prof. Dra. Juliana Cunha Menezes

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 2 (dois)

Resumo: O projeto tem por finalidade regulamentar o preenchimento de vagas gratuitas em cursos livres de proficiência em inglês destinados a discentes e docentes de graduação, bem como a demais servidores e colaboradores da UFPA e ao público externo à universidade. As aulas de língua inglesa visam o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e produção oral e escrita nessa língua, agregando valor à formação acadêmica e profissional do público-alvo.

Natureza: (  ) Pesquisa; ( ) Ensino; ( X) Extensão.

 

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Título: Programa de Extensão Rede Andifes IsF, coordenando, assim, as ações de um bolsista que ministra duas turmas de inglês no Campus Altamira. (Edital PROEX 04/2023)

Vigência: 2023-presente.

Coordenador(es)/Professora Especialista: Prof. Dra. Juliana Cunha Menezes

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 1 (um)

Resumo: A Rede Andifes-IsF tem como objetivo, junto às IFES vinculadas à Andifes que aderirem à Rede, por meio de chamada específica ou carta convite, propiciar: a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização;   o desenvolvimento de proficiência linguística de:        estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas; professores de idiomas da rede pública de Educação Básica;        estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.    O trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro.A Rede Andifes-IsF atuará em consonância com as políticas de internacionalização das IFES credenciadas e com as políticas governamentais que as IFES se vincularem. A Rede Andifes-IsF permite que especialistas de qualquer instituição de ensino superior, nacional ou internacional, se credenciem por intermédio de chamadas específicas para atuarem colaborativamente para o aumento do nível de proficiência em língua estrangeira nas IFES credenciadas, com propostas de atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão.

Natureza: (  ) Pesquisa; ( ) Ensino; ( X) Extensão.

 

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Título: “Eu cuido, tu cuidas, nós cuidamos: orientações sobre guarda responsável de cães e gatos”, projeto coordenado pela professora doutora Rairys Cravo Herrera, da Faculdade de Ciências Biológicas do Campus Altamira. A docente Juliana Menezes traduz, para a língua inglesa, cartilhas, folderes, artigos, resumos para eventos, a fim de divulgar informações e resultados do projeto. (Portaria 271/2023 - SecExecutiva)

Vigência: 2023-presente.

Colaboradora: Prof. Dra. Juliana Cunha Menezes

Resumo: Tal projeto objetiva promover orientações sobre guarda responsável às pessoas que adotam animais voltada para a prevenção de zoonoses e bem-estar animal. Para a execução desta proposta, em uma primeira etapa, as associações de proteção serão contactadas para fornecer o banco de dados de adoções realizadas nos últimos três anos; na segunda etapa, por telefone, haverá sondagem sobre a situação dos animais e agendamento de visitação; na terceira etapa, haverá visitas aos tutores e seus animais e orientação sobre guarda responsável. O projeto tem a participação de docentes da Faculdade de Ciências Biológicas, da Faculdade de Letras/Inglês, da Faculdade de Medicina e do Mestrado em Biodiversidade e Conservação do Campus Universitário de Altamira em parceria com organizações não-governamentais de proteção animal da cidade.

Natureza: (  ) Pesquisa; ( ) Ensino; ( X) Extensão.

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Título: Leituras do Romance Chão dos Lobos, de Dalcídio Jurandir - Professoras na Amazônia Ficcional

Vigência: 2022-presente.

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Jorge dos Santos Farias

Quantidade de bolsistas: 1 (um)

Resumo: O projeto, vinculado ao grupo de pesquisa Fontes Literárias, tem como objetivo discutir a representação de professoras na Amazônia paraense, partindo das imagens construídas na obra Chão dos Lobos, de Dalcídio Jurandir.

Natureza: (  X ) Pesquisa; ( ) Ensino; (   ) Extensão.

 

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Título: Grupo Artístico-Cultural Não Se Assuste GANSA/UFPA

Vigência: 2022-presente.

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Jorge dos Santos Farias

Resumo: O projeto intenta (re)conhecer as diferentes realidades da Amazônia a partir da adaptação, para o teatro, de obras produzidas por escritores amazônidas.

Natureza: (    ) Pesquisa; ( ) Ensino; ( X) Extensão.

 

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Título: Vivendo com letras: linguagem, ensino e formação docente (Portaria: 120/2021).

Vigência: 2022-presente.

Coordenador: Prof. Dra. Rafaella Capela Leão

Resumo: O Projeto de Ensino intitulado “Vivendo com Letras: linguagem, ensino e formação docente” objetiva prover aos discentes, as bases práticas necessárias ao desenvolvimento/aperfeiçoamento de saberes linguísticos pertinentes ao ensino da Língua Portuguesa por meio de práticas inovadoras que estimulem os alunos quanto à compreensão de ensino da língua materna e produção de material didático , já que ainda é evidenciado nas salas de aula e nas avaliações um baixo desempenho dos alunos em relação à língua portuguesa.

Natureza: (    ) Pesquisa; ( X ) Ensino; (    ) Extensão.

 

FOTOS DE ATIVIDADES DO PROJETO

 

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Título: Poetas e poéticas do Médio Xingu (Portaria: 224/2022).

Vigência: 2022-presente.

Coordenador: Prof. Dr. Edmon Neto de Oliveira.

Quantidade de bolsistas: 1 (um)

Resumo: Pesquisa cujo objetivo é traçar um panorama da produção poética de autores que residem na região do médio Xingu. Por meio de pesquisa bibliográfica feita em acervos (físicos e digitais) universitários e extrauniversitários, a proposta tem como objetivo construir uma cartografia mínima de poetas que residem na região e apresentam, em suas produções, expressões que contribuam para o registro de singularidades artísticas que mereçam vir a público.

Natureza: (  X  ) Pesquisa; (    ) Ensino; (    ) Extensão.

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Título: Laboratório de Ludicidade Gramatical. (Portaria 525/2022).

Vigência: 2022-presente.

Coordenador: Prof. Dra. Elisa Augusta Lopes Costa.

Resumo: O projeto tem como foco o desenvolvimento de estratégias lúdicas para o ensino de gramática a partir da integração entre a Educação Lúdica mediada por Recursos Visuais Analógicos, metodologia do Laboratório Gramatical e Aprendizagem Ativa.

Natureza: (  X  ) Pesquisa; (    ) Ensino; (    ) Extensão.

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Título: Formação de professores de língua estrangeira para crianças na região Transamazônica-Xingu (Portaria 226/2022).

Vigência: 2022-presente.

Coordenadora: Prof. Me. Gizelia Maria da Silva Freitas; Subcoordenador:  Prof. Dr. Gilberto Alves Araújo; Professor Colaborador: Prof. Me. Rozinado R. da Silva

Resumo: Este projeto trata da formação de professores de inglês para crianças na região Transamazônica-Xingu, já que essa disciplina tem sido incluída cada vez mais cedo no currículo das escolas regulares brasileiras, apesar da expressão de seu caráter facultativo na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme diretrizes oficiais nacionais bem como a ausência de diretrizes que orientem a formação de professores quem atendam nesse contexto. Entre os produtos desta iniciativa de investigação encontram-se a produção de artigo científico, bem como a elaboração de material ilustrativo com os resultados do estudo a serem compartilhados com a comunidade escolar no município de Altamira e arredores.

Natureza: (  X  ) Pesquisa; (    ) Ensino; (    ) Extensão.

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Título: Pesquisa de Doutorado em andamento: Histórias de vida e formação de estudantes da licenciatura em língua portuguesa do campus da UFPA em Altamira: formação para a docência na educação básica, projetos em disputa.

Vigência: 2020-presente.

Candidato ao grau de Doutor: Prof. Me. ITAMAR ZUQUETO SERRA NETO

Resumo: Tal pesquisa objetiva estabelecer diálogo entre as histórias de vida e formação dos estudantes do curso de licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir da UFPA, Campus de Altamira, por meio de narrativas  (auto)biográficas dos participantes dos Seminários de pesquisaformação, com o Projeto Político Pedagógico do Curso e os documentos oficiais sobre formação inicial do professor, tendo em conta o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na educação básica. Por isso, desenvolve um estudo sobre a formação inicial do Professor de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir, acompanhando um grupo de 06 alunos ingressantes no período entre os anos 2018 a 2021, a partir do currículo do referido curso. Buscando compreender, por meio do estudo das narrativas (auto)biográficas dos participantes, construídas em Seminários de Pesquisaformação (JOSSO, 2004), como a formação proposta no seu Projeto Pedagógico, dialoga, segundo a compreensão dos participantes, com às necessidades da atuação docente, em face do perfil do egresso emanado do currículo de graduação. Será também desenvolvido estudo documental, incluindo o Projeto Político Pedagógico do referido curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores. Desse modo, problematizo questionando: O que nos ensinam as histórias de vida e formação dos estudantes sobre os processos formativos vividos ao longo do curso e no contexto da pandemia de Covid-19? Como se dão as dinâmicas de formação em meio às tensões e atravessamentos entre o perfil do egresso presente no Projeto Pedagógico do Curso de Letras, da UFPA, Campus de Altamira, e o concebido nos documentos oficiais, referentes à formação inicial do professor, tendo em conta o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica?

Natureza: (  X  ) Pesquisa; (    ) Ensino; (    ) Extensão.

 

FOTOS DE ATIVIDADES DA PESQUISA

Alguns registros de atividades relacionadas à pesquisa:

https://www.instagram.com/p/Ch-7AAMOxcy/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

https://www.instagram.com/p/CfXDrOXuo0W/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.instagram.com/p/CfXCGggOO0s/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.instagram.com/p/CfXBJJpOs8V/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.youtube.com/live/tpujXswH7G8?feature=share

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Título: Políticas educacionais neoliberais e sua implementação na Amazônia legal: análise discursiva no âmbito das linguagens, humanidades e ciências sociais (CNPq/PROPESP-UFPA e FAPESPA).

Vigência: 2023-presente.

Coordenador(es): Profs. Dr. Gilberto A. Araújo e Me. Gizélia Maria da S. Freitas.

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 2 (dois).

Resumo: Esta proposta visa a responder as questões de pesquisa mencionadas a seguir. Primeiramente, explora as formas pelas quais os elementos essenciais da política educacional (referenciais legais em vigor e Novo Ensino Médio, dentre outros regulamentos) das áreas selecionadas, e além, são representadas através dos jornais brasileiros entre 2008 e 2022, sobretudo do ponto de vista da aplicabilidade para o contexto amazônico em face dos períodos de crise. Ademais, este estudo atentará para outras questões de pesquisa, que são parcialmente moldadas pelos referenciais teóricos empregados: que colocações, palavras-chave, dispersões, frequências, agrupamentos e concordâncias as palavras de busca relacionadas à representação da educação se apresentam nos textos dos jornais. Como os educadores (se for esse o caso) são referidos, descritos e com que frequência eles são autorizados a falar por si mesmos nesses textos. Que estratégias de argumentação e discursos são mobilizados para representar as identidades desses agentes. Por fim, uma questão metodológica de pesquisa: como o funcionamento das ferramentas de LC (Linguística de Corpus) pode contribuir ou ser integrado à exploração de construções discursivas na perspectiva da ACD (Análise Crítica do Discurso).

Natureza: (X) Pesquisa; ( ) Ensino; ( ) Extensão.

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Título: Letramentos múltiplos via softwares de edição de texto: práticas de leitura e escrita como dispositivos de inclusão social e de combate ao analfabetismo funcional-digital (PROEX-UFPA).

Vigência: 2022-presente.

Coordenador(es): Profs. Dr. Gilberto A. Araújo, Dra. Raquel da S. Lopes e  Me. Gizélia Maria da S. Freitas.

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 30 (trinta).

Resumo: A partir de uma visão comunicativa/sociointeracionista da linguagem (DUDENEY et al, 2016; ROJO, 2009; GOODY & WATT, 2006), este projeto pretende promover práticas de letramento e de alfabetização digital através da operação de computadores e de softwares de edição de texto, como o Microsoft Office ou LibreOffice. Nesse sentido, a presente iniciativa oferece aos estudantes do ensino médio e da graduação atividades de formação crítica voltadas à leitura, à escrita e manipulação de programas digitais próprios para a edição, elaboração, tratamento/formatação, distribuição ou recepção de textos em língua portuguesa. Em última instância, este empreendimento procura auxiliar estudantes (cursando ou egressos do ensino médio, e ingressantes no ensino superior) a superarem os efeitos mais nocivos do analfabetismo funcional e digital. Para tanto, propõe-se aqui um conjunto de ações direcionadas ao desenvolvimento das habilidades de compreensão/interpretação textual e de manuseio/apropriação de ferramentas digitais/TICs. Assim, espera-se que a apropriação crítico-reflexiva da leitura, da escrita e da semiose digital dos softwares de edição/PCs, garanta o suporte necessário para que estudantes não apenas sejam incluídos na era tecnológica, mas também integrem com maior independência esta quarta revolução industrial; valendo-se de dispositivos e habilidades intelectuais que subsidiem a tomada de consciência social e política, e viabilizem o exercício de uma cidadania mais plena, portanto, mais justa e igualitária.

 

Natureza: ( ) Pesquisa; ( ) Ensino; (X) Extensão.

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Título: Práticas Pedagógicas e Letramento: a formação inicial de docentes na Região Transamazônica e Xingu (CAPES/PIBID).

Vigência: 2022-presente.

Coordenador(es): Profs.  Dr. Gilberto A. Araújo, Me. Gizélia Maria da S. Freitas, Dr. Edmon Neto de Oliveira, Dra. Raquel da S. Lopes, Dr. Sulivan Ferreira, Dr. Marcelo Pires e  Dra. Irlanda Mileo.

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 72 (setenta e dois) estudantes e 9 (nove) professores de educação básica, totalizando 81 pessoas.

Resumo: Trata-se de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujos objetivos são: pferecer atividades de preparação teórico-práticas para que discentes do ensino superior das licenciaturas selecionadas atuem com maior qualidade nas escolas do ensino básica dos municípios apontados; capacitar discentes de licenciatura em educação do campo a atuarem a partir dos conhecimentos didático-tecnológico, técnico-específico e interdisciplinar necessários em língua inglesa e língua portuguesa, bem como capacitar discentes das licenciaturas em português e inglês a desempenharem suas funções em escolas de educação do campo, com a formação exigida para esse ambiente particular de ensino aprendizagem; fortalecer, ainda que seja na formação inicial ou na formação continuada de professores, aspectos essenciais da ação investigativa, visando à apropriação da pesquisa nos processos de ensino e de aprendizagem das diferentes áreas de atuação (português, inglês e educação do campo) das subunidades envolvidas (Faculdade de Etnodiversidade e Faculdade de Letras, Campus de Altamira); favorecer o desenvolvimento e utilização de metodologias investigativas sobre e no ensino das diversas áreas do conhecimento; desenvolver experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem mitigar problemas identificados nos processos de ensino e de aprendizagem; realizar atividades de extensão com a cooperação dos professores da rede pública de ensino, favorecendo a emergência de grupos colaborativos de pesquisa/estudo e ensino articulados às práticas docentes nas escolas de educação básica; articular a relação institucional entre escola e universidade, principalmente na redefinição da função e do compromisso social de uma e de outra no processo de formação de professores da educação básica.

Natureza: ( ) Pesquisa; (X) Ensino; ( ) Extensão.

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Título: Black immigrants in Brazilian and South African media: a Critical Discourse Analysis through the conceptions of race, gender and nationality.

Vigência: 2018-presente.

Coordenador(es): Prof. Dr. Gilberto A. Araújo.

Quantidade de bolsistas/beneficiados: 1 (um).

Resumo: Por meio da Análise Critica do Discurso, da Linguística de Corpus e da Linguística Sistêmico-Funcional, este projeto de pesquisa pretende: mapear representações discursivas acerca de nacionalidade, raça e gênero construídas na mídia jornalística Brasileira e Sul-Africana, em textos visuais e escritos, online ou impressos; identificar valores e características atribuídas a imigrantes afrodescendentes, ao continente africano e seu povo; comparar similitudes e distinções entre os dois países no que concerne a esses imigrantes; explicar operações discursivas que são realizadas por sujeitos na e através da mídia.

Natureza: (X) Pesquisa; ( ) Ensino; ( ) Extensão.

 

 

 

 

 

 

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